XI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telesaúde

Dados do Trabalho


Título

Os desafios na construção de curso autoinstrucional para trabalhadores da saúde

Apresentação do Caso

A construção e implementação de um curso autoinstrucional pelo Núcleo de Telessaúde vinculado a um hospital universitário no Pará, foi uma das metas do projeto. O curso foi desenvolvido num período de 10 meses. A primeira fase de planejamento com definição de objetivos, público-alvo e estrutura do curso. A segunda fase desenvolvimento com a produção e validação do plano didático-pedagógico e elaboração dos textos e atividades. Terceira fase de revisão dos conteúdos. Quarta fase de implementação, avaliação e melhorias na plataforma que hospeda o curso. Quinta fase de lançamento e acompanhamento do curso.

Discussão

Uma série de desafios únicos e complexos foram encontrados durante o desenvolvimento do curso autoinstrucional que ofertado pelo telessaúde aos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS). O objetivo era criar um curso de alta qualidade e de fácil acesso ao público de profissionais da saúde. O curso Processo de Trabalho na Atenção Primária foi planejado para qualificar profissionais da saúde que atuam em diferentes regiões do estado, algumas remotas e com difícil acesso à internet e tecnologias de comunicação. O primeiro desafio foi desenvolver o conteúdo do curso de forma clara, concisa e relevante. O material foi adaptado com utilização de recursos audiovisuais, exemplos práticos e exercícios interativos a fim de manter o engajamento dos alunos. A falta de acesso à internet e a baixa conectividade em algumas regiões foram desafios significativos e para contornar o problema, foi desenvolvida a versão offline do curso, com possibilidade de ser baixada e acessada sem necessidade de conexão constante. A criação e implementação do curso funcionou como um produto da educação permanente, utilizado como ferramenta educativa para promover qualificação profissional de forma virtual, para que os alunos pudessem adaptar a rotina de trabalho com os estudos. A composição do curso foi detalhadamente pensada pela equipe, buscou-se desenvolver um conteúdo interativo e de fácil acesso, utilizando recursos diversos como slides, flashcards, vídeos, áudios e atividades práticas.

Comentários Finais

Os desafios na construção do curso autoinstrucional representam a complexidade de moldar conteúdo para diferentes perfis profissionais, garantindo inclusão, acessibilidade e interatividade. A experiência nos ensinou a importância da adaptação, da inovação e da colaboração para superar os desafios na construção de cursos autoinstrucionais.

Área

Tecnologias Digitais para Educação em Saúde

Autores

LEIDIANA DE JESUS SILVA LOPES, Juliana Reis Almeida, Matheus Marins Damasceno do Carmo, Nayara de França Faro, Maria do Socorro Castelo Branco de Oliveira Bastos