XI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telesaúde

Dados do Trabalho


Título

Telecolposcopia com imagens obtidas na Atenção Primária à Saúde: Uma Abordagem Inovadora na Jornada do Rastreio do Câncer de Colo Uterino no Brasil.

Apresentação do Caso

Introdução: a telecolposcopia laudada de forma assíncrona por especialistas à distância emerge como uma ferramenta simples e promissora para aperfeiçoar a jornada do rastreio do câncer de colo uterino no Brasil, especialmente em áreas com acesso restrito a especialistas, nas quais o atraso na realização do exame de seguimento pode significar agravamento da doença e perda do intervalo terapêutico em estadios precoces da doença.

Objetivo: Demonstrar o potencial da implementação da saúde digital com a telecolposcopia na melhora do cuidado da saúde da mulher em regiões distantes de grandes centros.

Metodologia: A experiência relatada ocorreu em 4 municípios: Acaraú e Cruz (CE), Santo Amaro do Maranhão (MA) e Cavalcante (GO). A telecolposcopia foi implementada através do treinamento de enfermeiros locais por médicos especialistas seguindo protocolos estabelecidos para o exame. Para a realização da telecolposcopia foi utilizado equipamento com tecnologia digital conectado a prontuário eletrônico. Durante o exame de rotina de rastreio na coleta de papanicolau, são realizadas capturas de imagens do colo uterino pelo sistema. A partir de recebidos os resultados da citologia oncótica, sem a necessidade de reconvocação de pacientes, a ginecologista especialista acessou as imagens de casos com alteração do rastreio inicial, avaliando se as imagens eram satisfatórias e, para aquelas que sim, definiu a necessidade ou não de realização de biópsias.

Resultados: Durante o período do projeto (jan de 2022 a dez de 2023), foram realizadas 1.389 telecolposcopias. Do total de exames, 231 demandaram avaliação pelo especialista após resultado do rastreio inicial. Do total de casos avaliados pelo especialista, 32 casos tiveram indicação de avaliação presencial, incluindo aqueles com imagens insatisfatórias, o que significa redução de mais de 85% dos encaminhamentos a centros de referência no SUS.

Discussão

Este relato demonstra que a telecoloscopia assíncrona laudada por especialista à distância é uma abordagem viável e eficaz na jornada do rastreio do colo uterino. O projeto demonstrou que a técnica é capaz de reduzir encaminhamentos para procedimentos presenciais e tem potencial de abreviar diagnósticos e reduzir custos no SUS. Vale reforçar a relevância da capacitação das equipes, através do qual obtivemos índices crescentes de imagens satisfatórias para os laudos.

Comentários Finais

Técnicas como a apresentada no presente relato são de extrema relevância para promover melhor acesso e equidade em saúde no SUS.

Área

Tecnologias Digitais para Assistência Remota em Saúde - Telediagnóstico

Autores

ADRIANA MALLET TOUEG, Gabriela Martelli, Gabriela Sá Oliveira, Sabine Zink Bolonhini