XI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telesaúde

Dados do Trabalho


Título

Da Telemedicina aos Créditos de Carbono: Uma Abordagem Inovadora no Setor de Saúde

Resumo

Introdução:
O setor de saúde, responsável por 5% das emissões globais de carbono, busca alternativas para minimizar seu impacto ambiental sem comprometer a assistência. Atualmente, a relação entre clima e saúde é marcada por um ciclo vicioso. A pegada ambiental do setor da saúde agrava a crise climática. As piores condições do clima prejudicam a saúde da população. É na busca criativa por soluções que reduzem a pegada ambiental do setor, que surge o desenvolvimento da CompenSAS. Uma plataforma inovadora, que utiliza a telemedicina para transformar a redução de deslocamentos de pacientes, em créditos de carbono, propondo um caminho sustentável para a saúde.

Objetivo:
Apresentar o processo de prova de conceito para validação da CompenSAS, desde sua concepção até a implementação em um grande hospital brasileiro, demonstrando sua capacidade de incentivar uma saúde mais sustentável e acessível.

Metodologia:
Apresentaremos um relato de caso do desenvolvimento da tecnologia, desde o estudo bibliográfico, desenvolvimento tecnológico e apresentação dos resultados quantitativos da utilização da ferramenta por um serviço de telemedicina em hospital.

Resultados:
A prova de conceito da CompenSAS indicou um interesse e uma demanda relevante de empresas do setor da saúde por soluções que reduzissem a sua pegada ambiental. Também comprovamos que o uso da telemedicina tem um impacto significativo na economia de deslocamentos de pacientes, o que, por sua vez, reduz as emissões de carbono do setor. Além disso, compreendemos a relevância de que uma série de mecanismos de validação da tecnologia fossem desenvolvidos para de fato comprovar que a consulta digital evitou os deslocamentos. Na aplicação da ferramenta por um serviço de telemedicina hospitalar, a realização de 997 consultas representou uma economia de 248.030 km de deslocamentos de pacientes. O que, por sua vez, representa uma redução de 26.33TON de CO2 emitidos na atmosfera.

Conclusão:
A CompenSAS se mostrou uma ferramenta viável e eficaz para a incentivar a redução da pegada de carbono no setor de saúde, validando a hipótese de que a telemedicina pode desempenhar um papel significativo na promoção da sustentabilidade ambiental. Um dos grandes desafios é a organização dos dados do SUS sobre referenciamento de pacientes. Por isso, um dos próximos passos do estudo da prova de conceito será o aprofundamento sobre a pesquisa da base de dados do SUS, projeto submetido para a FAPESP.

Área

Tecnologias Digitais e Informação em Saúde - Plataforma e Sistemas de Informação

Autores

SABINE ZINK BOLONHINI, Adriana Mallet Toueg, Suelen Waleska Morais, Rubens Mario Filho