XI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telesaúde

Dados do Trabalho


Título

Educação Permanente na Atenção Primária à Saúde: A experiência do telessaúde vinculado a um hospital universitário no Pará

Resumo

Introdução: Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s), oriundas dos anos 90, transformaram a comunicação e se integraram à educação, impactando no cotidiano dos indivíduos. Um dos campos de inserção dessas tecnologias foi o da educação, visando auxiliar na prática de Educação Permanente em Saúde (EPS) na Atenção Primária à Saúde (APS). Essa estratégia visa fortalecer o Sistema Único de Saúde, proporcionando a qualificação dos profissionais de saúde e melhorando o fluxo dos serviços. Objetivo: Descrever a estratégia de educação permanente do serviço de teleducação pelo núcleo de telessaúde. Método: Trata-se de um estudo descritivo sobre as webconferências realizadas pelo núcleo de telessaúde vinculado a um hospital universitário de uma universidade federal no estado do Pará no período de maio de 2022 a janeiro de 2024. Os dados foram coletados da plataforma Smart. Resultados: Foram realizadas 26 webconferências, com o total de participação de 1.265 usuários de forma síncrona. As webconferências foram organizadas por meio de um calendário mensal com temáticas específicas para os profissionais atuantes da atenção primária à saúde do estado e disponibilizadas no site do núcleo de telessaúde. A distribuição de acesso se deu da seguinte forma: 143 no ano de 2022, 944 no ano de 2023 e 178 até janeiro de 2024. Entre os usuários do acesso síncrono dividiu-se 96 intercambistas do Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB) e 51 médicos do PMMB formados no Brasil, e 1.118 profissionais de diferentes categorias; do acesso assíncrono foram 32.346 acessos de profissionais de diversas categorias. As webconferências tiveram preponderância para os temas sobre doenças infecciosas: tuberculose (2), Hanseníase (3), Malária (1), COVID-19 (2), Poliomielite (1), rastreamento de IST (1), manejo da pessoa com HIV na APS (1), Monkeypox (2) e doença de Haff (1). Outros temas ofertados foram: Saúde da mulher (2), Saúde do Homem, Doença Hepática Gordurosa, Saúde Indígena, Segurança do Paciente na APS, Vigilância da Violência Doméstica, Práticas Integrativas e Acolhimento. Conclusão: As temáticas abordadas e o aumento no número de acessos às webconferências, refletem o crescente interesse e engajamento dos profissionais ao longo do tempo. Essa experiência ressalta o papel crucial do uso das TIC 's na educação permanente dos profissionais, considerando as particularidades da região Amazônica, e contribuindo para o fortalecimento da APS e melhor assistência à população.

Área

Tecnologias Digitais para Educação em Saúde

Autores

LEIDIANA DE JESUS SILVA LOPES, Juliana Reis Almeida, Matheus Marins Damasceno do Carmo, Regiane Padilha dos Santos , Nayara de França Faro, Maria do Socorro Castelo Branco de Oliveira Bastos