XI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telesaúde

Dados do Trabalho


Título

Teleconsultoria como processo de educação permanente da APS

Resumo

É necessário pontuar que o avanço tecnológico ao longo dos anos proporciona mudanças consideráveis e benéficas na área da saúde. Sendo assim, por meio da inovação, torna-se cada vez mais fácil a criação de métodos de integração entre profissionais de saúde, a exemplo disso, tem-se as Teleconsultorias, as quais são uma forma de conectar profissionais de saúde, com o intuito de fomentar a educação permanente para a tomada de decisões, com esclarecimentos sobre dúvidas clínicas, ou sobre processos de trabalho. Dentro desse contexto, o Núcleo de Telessaúde vinculado ao Hospital Universitário de uma Universidade Federal no Pará, disponibiliza a Teleconsultoria aos médicos (as) em atividade nas unidades de Atenção Primária dos municípios paraenses. Objetivo: Evidenciar a utilização do serviço de Teleconsultoria por médicos da Atenção Primária do Pará, considerando a quantidade de solicitações e as especialidades, no período de janeiro de 2023 a 29 de fevereiro de 2024. Método: Trata-se de um estudo descritivo, com utilização da base de dados do próprio Núcleo de Telessaúde, a partir da coleta das variáveis “Data do exame, Mês do exame e Assunto Principal”. Resultados: Foram solicitadas e respondidas 1055 Teleconsultorias, sendo os 6 Municípios com maior utilização em ordem decrescente: Belém, Abaetetuba, Bagre, Igarapé-Miri, Cametá e Portel. Dentro dessa análise, 69% das solicitações caracterizam-se por dúvidas na especialidade de Medicina da Família e Comunidade (MFC), 20% em Infectologia, 6% em Endocrinologia, 3% em Cardiologia, 1% em Dermatologia e em Neurologia. Conclusão: Observou-se que a maioria das dúvidas clínicas podem ser respondida pela especialidade de Medicina de Família e Comunidade, em seguida pela Infectologia e Endocrinologia, evidenciando que o processo de educação permanente dos profissionais em atividade na atenção primária pode ser realizado à distância por outros profissionais mais experientes. Desse modo, se evidencia o potencial da Teleconsultoria em estabelecer redes de comunicação entre profissionais para potencializar a qualificação e, consequentemente, melhorar a resolubilidade na Atenção Primária à Saúde (APS).

Área

Tecnologias Digitais para Educação em Saúde

Autores

KARLA HAYDEE PINHEIRO DA SILVA, Alessandra Gomes Larrat, Maria Fernanda Brito de Matos, Amanda Suzane Alves da Silva, Maria do Socorro Castelo Branco de Oliveira Bastos