XI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telesaúde

Dados do Trabalho


Título

TELEOFTALMOLOGIA NO RASTREAMENTO DA RETINOPATIA DIABÉTICA

Resumo

INTRODUÇÃO
A retinopatia diabética (RD) é uma importante complicação microvascular do diabetes mellitus (DM), o seu diagnóstico precoce e tratamento tempestivo previnem a perda da visão. A telemedicina tem se mostrado eficaz ao promover o acesso ao rastreio da RD em regiões distantes dos centros de referência.
OBJETIVO
Determinar a aplicabilidade da teleoftalmologia como ferramenta de rastreio da RD e a viabilidade de integração dos seus serviços ao sistema de saúde pública fora dos centros urbanos.
MÉTODO
O estudo foi realizado em Centros de Atenção Especializada (CEAE) do interior do estado de Minas Gerais em duas fases sequenciais.
Fase 1: Estudo comparativo prospectivo que avaliou a aplicabilidade e a viabilidade econômica da teleoftalmologia para triagem de RD baseada na retinografia nos municípios de Viçosa e Santo Antônio do Monte.
Fase 2: Um estudo transversal (subestudo do Projeto HealthRise Brasil) que analisou a implantação da teleoftalmologia em municípios carentes do Vale do Mucuri, descreveu as características da população e comparou a triagem de RD de um retinógrafo convencional de consultório versus um retinógrafo portátil.
Os dados e imagens coletadas foram enviadas para o Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG para confecção do laudo por dois oftalmologistas especializados. Pacientes com retinopatia com risco de visão ou imagens não classificáveis foram encaminhados para avaliação presencial.
RESULTADOS
Um total de 1028 pacientes triados foram confirmados com DM, dos quais 37,3% puderam ser incluídos no estudo. Assim, realizaram-se 65 exames/semana com o fundus portátil câmera contra 10 exames/semana realizados com o convencional. 81% tinham hipertensão arterial sistêmica coexistente e apenas 0,5% dos participantes tinham DM 1 . Apenas 13,8% dos participantes relataram avaliação prévia do fundo de olho.
CONCLUSÃO
A teleoftalmologia se mostrou capaz de reduzir os custos diretos para o rastreio da RD e os indiretos relacionados aos encaminhamentos desnecessários evitados. A triagem de RD com uma câmera portátil de fundo de olho apresentou maior potencial de custo-benefício para avaliação de populações remotas, permitindo a resolução da avaliação de uma demanda reprimida. Os resultados podem auxiliar na criação de estratégias para melhorar o acesso ao diagnóstico e o manejo com base em evidências de RD, demonstrando que é possível superar as barreiras para a integração da assistência remota em oftalmologia à atenção médica primária.

Área

Tecnologias Digitais para Assistência Remota em Saúde - Telediagnóstico

Autores

CAMILLA CHAVES OLIVEIRA, GRAZIELLE FIALHO DE SOUZA, DANIEL VITOR VASCONCELOS SANTOS